Aconteceu entre os passados dias 4 a 9 de setembro, na Alfandega da Fé, no Porto, o 73º congresso da federação de ciência animal europeia (EAAP). Organizado pela EAAP e pela associação portuguesa de engenheiros zootécnicos (APEZ), o evento contou com mais de 1300 pessoas, 11 salas, 73 sessões (algumas com mais de 4 palestrantes), 4 visitas técnicas e perto de 1300 abstracts submetidos.
Com um tema centrado na coexistência entre os animais selvagens e os animais de produção, os temas foram divididos pelas várias sessões, com uma sala sempre dedicada à produção de insetos, e sessões dedicadas a diferentes temas ligados à produção animal, como a zootecnia de precisão, as emissões do setor pecuário, o bem-estar animal, sistemas de produção, nutrição animal, reprodução.
De maneira a promover a discussão de ideias, algumas sessões foram feitas em formatos de workshop, mesas redondas e comités de discussão. De destacar também o enfoque para as sessões viradas para os jovens cientistas ligados ao setor, e discutir as suas dificuldades e desafios.
Primando pela qualidade dos palestrantes e das sessões, a organização promoveu a valorização da produção animal em Portugal e também da própria cultura portuguesa. Na sessão de abertura houve fado, presença dos caretos de Podence, havendo também uma noite de cozinha portuguesa, com realce para o consumo de produtos portugueses como a carne de bovinos maroneses, do projeto Terra Maronesa.
No último dia, houve possibilidade de optar por 1 de 4 visitas técnicas a exemplos de produção animal em Portugal. Uma em Santarém (incluindo visita da cidade), onde se visitou a Entogreen - Ingredient Odyssey, S.A. (produção de insetos) e o a exploração de vacas Mouchão do Esfola Vacas (exploração do INIAV). Outra foi para visitar os tipos de produção de montanha no parque natural do Alvão, onde são produzidos os bovinos da raça Maronesa. Uma visita à bacia de produção de leite em Portugal era outra opção, na zona de Vila do Conde, com uma visita à Lactogal e a diferentes explorações. Por último, também se podia optar por visitar coudelarias, na zona de Ponte Lima, assim como um centro clínico de equinos.
O Wezoot esteve presente com um poster, relativo à importância da digitalização da gestão das produções para os aumentos produtivos. A toda a organização, a todos os palestrantes e a todos os participantes, um agradecimento e parabéns pelo excelente congresso.