Eficiência reprodutiva em bovinos de carne

"Para um melhor controlo e melhoramento da produtividade dos animais da vacada é fundamental fazer uma boa monitorização desta atividade reprodutiva."

Data

Em vacadas de carne, o que se pretende é obter a máxima rentabilidade, a qual está diretamente dependente do desempenho reprodutivo, sendo essa eficiência a componente mais importante dos sistemas de produção de bovinos de carne, já que é determinante para a produção de vitelos

Nos últimos anos, a eficiência reprodutiva em efetivos bovinos em Portugal tem sofrido uma grande evolução, devido à exigência de maior produtividade com menos recursos, sobretudo no setor leiteiro. O setor cárnico tem evoluído, mas de uma forma mais lenta, e com mais reticências em relação a registos e novas tecnologias reprodutivas por variado motivos (custo, maneio, entre outras).

Ao trabalhar e melhorar o desempenho reprodutivo através de um maneio reprodutivo mais cuidado, consegue-se aumentar o número de vitelos produzidos. Isto requer por parte dos produtores, veterinários e técnicos da área um trabalho de equipa, no conhecimento detalhado das vacadas, identificação dos problemas e o estabelecimento de um plano reprodutivo sólido para cada uma. Este plano deve definir com clareza os objetivos, as estratégias para atingir estes mesmo objetivos e um registo de dados completo e atualizado.

Desta forma, para um melhor controlo e melhoramento da produtividade dos animais da vacada é fundamental fazer uma boa monitorização desta atividade reprodutiva, para que se consiga identificar e corrigir atempadamente os problemas reprodutivos que possam existir.

Ao longo do ano, as decisões podem ser tomadas com base nos registos efetuados e os objetivos e estratégias podem ser adaptados consoante os resultados. No entanto, é necessário compreender os diversos fatores que interagem entre si e influenciam a produtividade dos efetivos, incluindo a genética, nutrição, saúde geral dos animais e fertilidade dos touros. Deste modo, existem uma série de práticas de maneio relacionadas com a gestão reprodutiva das vacadas de carne nas quais se pode intervir para otimizar a eficiência produtiva e o desempenho produtivo, nomeadamente:

  • Identificação dos animais e registo das ocorrências (nascimentos, abortos, mortes, entre outros);
  • Seleção das épocas de cobrição e de parto;
  • Maneio alimentar da vacada;
  • Maneio das novilhas de reposição;
  • Diagnóstico de gestação;
  • Identificação de “vacas-problema”;
  • Maneio sanitário;
  • Avaliação dos machos reprodutores (exame andrológico);
  • Utilização de tecnologias reprodutivas.

O registo destes dados e posterior análise de resultados muitas vezes traduz-se surpresas aos produtores. No entanto, é a partir destes indicadores que se criam condições para otimizar os intervalos reprodutivos e fazer uma melhor seleção de animais de reposição, por exemplo, trazendo eficiência e ganhos económicos à exploração.

A utilização de um software de apoio à produção animal, como o Wezoot, torna este processo muito mais fácil e intuitivo, sendo um importante aliado na otimização da exploração.

Autor: João Caçador – Engenheiro Zootécnico


Bibliografia:
Garcia, I. G. (2017). Estudo comparativo da eficiência reprodutiva em vacadas de carne na Região Sul de Portugal. Dissertação de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 130 pp.
Lamb, G. C., Mercadante, V. R. G., Henry, D. D., Fontes, P. L. P., Dahlen, C. R., Larson, J. E., & Dilorenzo, N. (2016). Advantages of Current and Future Reproductive Technologies for Beef Cattle Production. The Professional Animal Scientist, 32(2), 162–171.

Romão, R. (2014a). Gestão da eficiência reprodutiva e produtividade em explorações de bovinos em regime extensivo. Experiência no Alentejo. In XVI Jornadas da Associação Portuguesa de Buiatria. Póvoa de Varzim, Portugal.
Romão, R. (2014b). Gestão reprodutiva em explorações de bovinos de carne. In VI Jornadas de Bovinicultura UTAD. Vila Real, Portugal.
Romão, R., & Bettencourt, E. (2009a). Avaliação económica de explorações de bovinos de carne: impacto dos factores reprodutivos. In I Jornadas do Hospital Veterinário Muralha de Évora. Évora, Portugal.
Valle, E. R., Andreotti, R., & S.Thiago, R. R. L. (1998). Estratégias para aumento da eficiência reprodutiva e produtiva em bovinos de corte. Campo Grande, Brasil: EMBRAPA-CNPGC.

Outros artigos